Como fazer um estudo de viabilidade de um produto

Como fazer um estudo de viabilidade de um produto

Antes de desenvolver qualquer produto, o primeiro passo é realizar uma sequência de perguntas; estas servirão de guia durante todo o processo, te indicando o melhor caminho antes mesmo de um investimento inicial. Também conhecido como Estudo de Viabilidade, ele será a base para o seu negócio e também a solução para possíveis dores de cabeça futuras.

Considerá-lo é garantir visibilidade para avaliar a consistência do seu plano de vendas, garantir o sucesso no lançamento e obter caminhos para expansão.

Tem interesse em lançar um novo produto, serviço ou marca com sucesso? Confira as 6 dicas abaixo para maximizar suas chances e alcançar seus objetivos. 

6 etapas para um estudo de viabilidade eficiente

1. Conduza uma análise preliminar

Na primeira etapa, é fundamental dedicar esforços para identificar um problema e, assim, responder a algumas perguntas cruciais: O mercado já oferece soluções para essa necessidade? A demanda supera a oferta atual? Seu produto traz uma vantagem competitiva significativa? Não só, é ideal avaliar os obstáculos que possam atrapalhar o empreendimento, como custos e processos burocráticos.

2. Prepare uma projeção de renda

Nesta etapa ocorrerá a visualização da meta inicial, projete a sua expectativa de receita em seu novo produto. Em seguida, defina qual o investimento necessário para alcançar o objetivo proposto.

3. Realize uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é o ponto de partida para o sucesso de viabilidade de um produto, dessa maneira, é fundamental torná-la mais completa possível. Ela fornecerá a perspectiva realista das receitas do produto, o cliente ideal, influências geográficas, análise dos concorrentes e expansibilidade do mercado.

4. Planejar a estrutura e a operação do projeto

Concluídas as etapas anteriores, é necessário estruturar as operações necessárias para a produção do produto planejado. Nesse processo, devem incluir os custos fixos, investimento inicial e custos operacionais. É fundamental nesse processo incluir os custos como equipamentos, publicidade e recursos gerais.

5. Analise e revise todos os dados

As pesquisas e estudos desenvolvidos nas etapas passadas devem ser revisados para obter garantia que tudo ocorra como planejado. Reexaminar esses processos confere economia de gastos inesperados além de minimizar atrasos, contribuindo para o sucesso do produto.

6. Tomada de decisão

Esta etapa é o momento de avaliar os dados obtidos e verificar se o produto é viável. Com o embasamento construído até o momento, faz-se evidente considerar algumas outras questões antes da tomada de decisão, se o esforço, dinheiro e tempo investidos condizem com o desenvolvimento do produto. Além disso, é essencial ter perspectiva de crescimento no futuro, ou seja, se o novo produto está alinhado com as estratégias e aspirações a longo prazo do empreendimento.

E depois?

Como visto, durante a elaboração de um novo produto, existem diversas etapas para atingir a qualidade final esperada. Nesse aspecto, a Fator Júnior é a sua aliada, fornecendo atendimento rápido e especializado para que o seu sonho se torne realidade. Possuímos vasta experiência em engenharia mecânica; não só, o nosso foco é transformar a vida das pessoas por meio de soluções inovadoras. Entre em contato conosco para dar o próximo passo rumo ao sucesso.

 

Lucas Mendes

Lucas Mendes

Analista Comercial Fator Júnior

Compartilhe nas midias:

Comente o que achou:

Open chat
Olá!
Como podemos ajudá-lo?