Entenda os impactos financeiros e humanos da não adequação de NR-12 no setor de produção

Entenda os impactos financeiros e humanos da não adequação de NR-12 no setor de produção

Segurança enquanto conceito está presente em todos os nossos meios de convivência, tanto o individual, quanto o familiar e profissional. No quesito profissional, se torna algo além da perspectiva emocional e se torna um requisito para a manutenção de um ambiente saudável, produtivo e, de maneira óbvia, seguro. Mas como tornar esse ambiente seguro? Por meio da famigerada NR-12, uma das normas regulamentadoras mais importantes e detalhistas presente em nosso país.

A NR-12 foi publicada em 2010 e é encarregada de garantir a prevenção de acidentes, doenças e afins com o uso de maquinários de produção (como tornos e fresas), tanto nas fases de projeto do equipamento, quanto no uso rotineiro do mesmo. Agora, como essa norma funciona? Ela estabelece os parâmetros técnicos que visam a segurança dos operadores e dos demais funcionários em volta de um determinado equipamento. Podendo incluir sistemas de desligamento de emergência, (para casos de falha ou sobrecarga do equipamento), sistemas de detecção de movimento durante o uso do maquinário e outros recursos destinados ao fim da segurança.

Supondo que você quem está lendo possui um maquinário com algumas falhas de segurança, que podem acarretar alguns riscos de acidentes individuais ou danos mais graves à empresa. Por que você deve separar alguma parte de seu rendimento para o desenvolvimento de uma adequação de NR-12? A resposta é clara e é dividida em duas esferas. A financeira e humana.

1.  Financeira: Um maquinário não adequado corretamente na norma regulamentadora, pode acarretar, em um possível cenário de fiscalização do Ministério do Trabalho, em multas por dia de funcionamento do equipamento e, desse modo, resulta em uma máquina que não gera lucro para sua empresa e, em alguns casos, até uma possível paralisação do equipamento até a adequação correta

2.  Humana: Um operário faz parte de um capital humano valioso para uma empresa. Pelo seu tempo de formação e mão de obra. Um funcionário exposto a condições de trabalho inseguras em seu posto de produção, pode resultar em acidentes com possibilidades de interdição do mesmo. O que resulta em perda de capital humano e pagamento dos seus direitos trabalhistas completos, previstos em lei.

Note, no final das contas, como a adequação de NR-12 se torna extremamente necessária para a saúde de seus trabalhadores, bem como de seu próprio ambiente de trabalho ou negócio. Nesse sentido, a busca por esse tipo de serviço deve ser sempre pautada pelos pilares de um projeto personalizado para cada caso, acompanhamento de todas as etapas pelos projetistas e, de maneira óbvia, um baixo custo por um serviço eficiente. No entanto, o mercado está inundado de empresas extremamente competentes para fazer esse tipo de serviço de adequação, mas nem todas atendem a todos os requisitos ideais. Para esse tipo de serviço, opte pela Fator Júnior.

Fator Júnior a sua solução

Com mais de 9 anos de experiência no mercado e diversos cases de sucesso nos ramos de adequação de maquinários para NR-12. A Fator Júnior possui também uma das melhores estruturas de desenvolvimento e pesquisa em engenharia presentes nas universidades federais do país, e o auxílio direto de professores renomados internacionalmente. Entre em contato pelos nossos canais de comunicação presentes neste mesmo site e assegure um futuro seguro para você, seus funcionários e sua empresa.

 

Júlia Mancilha Rennó

Júlia Mancilha Rennó

Analista Comercial Fator Júnior

Compartilhe nas midias:

Comente o que achou:

Open chat
Olá!
Como podemos ajudá-lo?