Como identificar falhas em vasos de pressão e caldeiras?

Como identificar falhas em vasos de pressão e caldeiras?

É um fato consumado a presença desse tipo de instalação na vida de todo cidadão brasileiro, seja alguém atuante no ramo industrial ou não. O fato é que caldeiras e vasos de pressão são equipamentos de pressão amplamente utilizados por quase todos os setores industriais, mas há um em específico que está presente na sociedade para todos os cidadão brasileiros, a indústria alimentícia.

Dado a importância desse tipo de aparato mecânico para o ramo da alimentação, em especial o frigorífico, há uma norma regulamentadora que rege a segurança de vasos de pressão e caldeiras, a NR-13. Dado isso, é considerado fundamental a verificação constante de tais equipamentos, a fim de encontrar defeitos comuns nos mesmos, dado que a não verificação periódica pode potencializar riscos de acidentes de trabalho, incêndios e até explosões (no caso de caldeiras).

Falhas comuns em caldeiras e vasos de pressão

Abaixo é discorrido brevemente sobre os riscos mais frequentes no que se trata de caldeiras e vasos de pressão no setor industrial.

     

      • Corrosão: Tanto caldeiras quanto vasos de pressão são expostos a condições adversas de clima (no caso dos equipamentos externos) ou de trabalho. Nesse sentido, é possível identificar como um dos riscos mais graves a corrosão estrutural em soldas ou interna, causada pela passagem de fluidos diversos, como água e óleo.

       

        • Choque térmico: Por mais que não sejam classificados diretamente como defeitos, são potencializadores de riscos de explosão de caldeiras. Choques térmicos podem ocorrer pela alimentação da caldeira com água fria (ou entrada de água quente em locais frios), bem como quando a caldeira é exposta a frequentes paradas e religamentos sucessivos, expondo os queimadores a potências excessivas. Sob essa perspectiva, percebemos que o choque térmico atua como um atenuador de defeitos estruturais no equipamento, como surgimento de trincas e vazamentos.

         

          • Vazamentos: Esse tipo de defeito pode ocorrer pela falha ou mal colocação de vedação em sistemas de vasos de pressão, o que pode potencializar riscos de explosões (em caso de vazamento de químicos) ou potencializar riscos de acidentes de trabalho. Além disso, a perda do material em curso nos vasos pode acarretar em prejuízos de grande escala a uma linha de produção e à qualidade de um produto.

        Mas qual a relação com o setor de alimentos?

        O setor alimentício possui laços fortes e estáveis com equipamentos de vasos de pressão e caldeiras, sendo usados frequentemente para fervura de algumas bebidas lácteas, alimentos industrializados ou até tanques de armazenamento metálicos, que também são regidos pela NR-13. Já para vasos de pressão, também são muito comuns para a ligação de tubulações de líquidos em alta pressão, usados em processos de fabricação de alimentos.

        Para que esse ramo industrial permaneça ativo e aquecido, a manutenção da segurança de seus maquinários e equipamentos regidos pelas normas técnicas deve ser fundamental. Dado que a não adequação, seja do próprio equipamento ou condições de trabalho, pode causar acidentes de trabalho, que podem acarretar a interdição e multas à responsável pela planta industrial.

        Quer saber mais? Acesse também: Indústria alimentícia e NR-13: Uma análise de necessidade

        Fator Júnior, alguém que entende de segurança!

        Sobre a perspectiva da NR-13 e o setor de alimentos, conte com quem entende em segurança e que já atuou em centenas de projetos de adequação de projetos de segurança, com especialização em NR-12, garantindo um projeto personalizado e de baixo custo para sua empresa . Entre em contato com a Fator Júnior e permita que possamos participar da sua jornada rumo à segurança.


        Confira nossa carta de serviços em segurança: Adequação de NR

         

        João Pedro

        João Pedro

        Trainee Comercial Fator Júnior

        Compartilhe nas midias:

        Comente o que achou:

        Open chat
        Olá!
        Como podemos ajudá-lo?