A Fator Júnior e o movimento de empresas juniores
Muito se sabe sobre a formação de empresas juniores dentro de ambientes estudantis de nível superior. No entanto, pouco é difundido para sua organização fora das portas de suas salas e instalações. O fato é que na verdade o Movimento de Empresas Juniores (MEJ) vai muito mais além de apenas estudantes atuando como empresários juniores, sendo possível destacar esferas de organização regional, estadual e nacional. Ou seja, um movimento tão bem estruturado como qualquer presente em todas as regiões do Brasil.
MEJ e suas ramificações nacionais
Como dito anteriormente, uma empresa júnior ela não atua como um organismo solitário em um grande mercado, mas sim atua como um organismo complexo, apoiado por instituições de ensino, organizações regionais, estaduais e nacionais, compondo de modo concreto, um verdadeiro movimento de empresas juniores. No caso brasileiro, é possível destacar três pilares da estrutura do movimento:
- Representação nacional: Fundamentada pela instituição intitulada de Brasil Júnior, é considerada nossa representação em âmbito nacional perante ao mercado sênior, de modo a alinhar diretrizes do movimento como um todo, além de estabelecer parcerias institucionais com o governo brasileiro e parcerias privadas.
- Representação estadual: São as determinadas federações, em que cada estado brasileiro com presença de empresas juniores possui sua representação. Para fins de foco, a FEJEMG (Federação de Empresas Juniores de Minas Gerais) é a maior federação do tipo em todo o planeta, com mais de 100 empresas filiadas ao seu escopo, cuidando fundamentalmente do suporte de gestão e técnico para as agremiações regionais do estado.
- Representações regionais: Sendo denominadas de núcleos, se separam por regiões chaves de um estado e se pautam fundamentalmente no auxílio de primeira linha às suas empresas juniores associadas. Um bom exemplo é o Núcleo Sul de Empresas Juniores, que cuida da região do Sul de Minas, onde a Fator Júnior se encontra. O núcleo se pauta principalmente no apoio em eventos e criação de conteúdos úteis, como treinamentos aos membros de empresas.
MEJ e a Fator Júnior
Como foi explicado, o movimento é muito mais do que apenas diversos CNPJ’s espalhados pelo país. É uma organização fundamentada em diversas representações regionais, estaduais e nacionais que permitem que as empresas juniores sejam capazes de ter a prospecção necessária para atingir cada vez mais nichos de mercado, podendo impactar cada vez mais estratos da sociedade.
Logo, a Fator Júnior se mostra tão confiável como qualquer outra empresa no mercado, não apenas por apresentar vantagens no sentido financeiro e comercial de suas demandas, mas também por ser amparada em suas decisões e políticas por órgãos que vão muito além de nosso local de trabalho. Se quiser saber mais, acesse nossa página principal e entre em contato conosco para que seja possível a sua caminhada rumo ao sucesso, em conjunto com a Fator Júnior.