Como evitar riscos de explosões em caldeiras?
Caldeiras são maquinários fundamentais para a indústria em geral, em específico para o setor alimentício, que utiliza esse tipo de instrumento para fervuras e fermentações de seus produtos. Nesse sentido, é sempre fundamental garantir que esse tipo de serviço seja sempre garantido com a maior segurança possível, inclusive evitando o maior risco, no sentido de magnitude, a explosão da caldeira.
Para se ter uma ideia desse tipo de acidente, segundo estatísticas oficiais do Ministério do Trabalho, para trabalhos com CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica) 2522, que inclui o trabalho com caldeiras, tem um indicador de que para cada 1000 acidentes de trabalho do gênero, aproximadamente 28 acidentes resultam incapacitações temporárias. Além disso, há uma magnitude de grande escala também no sentido material, dado que a explosão pode assumir proporções devastadoras para a planta industrial também.
Em vista do risco humano e estrutural, é de suma importância a devida atenção aos potencializadores de riscos de explosões, visando sempre mitigar esses processos por meio da inspeção técnica e adequação à sua norma de segurança vigente, a NR-13
Acesse também: Indústria alimentícia e NR-13: Uma análise de necessidade
Como funciona uma caldeira?
Segundo a definição presente na legislação do trabalho atual, uma caldeira é “são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, projetados conforme códigos pertinentes, excetuando-se refervedores e similares”. Ou seja, são responsáveis pelo fornecimento de calor pelo aquecimento da água por uma fonte de calor, de modo a armazenar vapores de água que serão utilizados por diferentes processos. Dentro da indústria alimentícia, pode ser usado para o aquecimento de líquidos a serem fermentados, por exemplo o leite.
Componentes de uma caldeira
Sua função só é possível com os componentes corretos. Estes são:
- Queimador: Atua de maneira semelhante a de uma vela em um motor automotivo. Consiste no componente que dá início à combustão do combustível utilizado como fonte de calor
- Câmara de combustão: Por ser feita de algum metal altamente condutor de calor, a câmara (que armazena o queimador), atinge temperaturas de centenas ou milhares de graus, o que permite o aquecimento da água, produzindo vapor.
- Trocador de calor: Responsável pelo aumento de eficiência da caldeira, o trocador de calor funciona da seguinte forma: transferir calor do fluido mais quente para o mais frio por condução de calor.
- Sistema de circulação de água: Feito por bombas centrífugas, permite o fluxo de água pela caldeira. Por meio desse sistema, será possível a circulação de água e do condensado.
Como evitar riscos de explosões em caldeiras
Tendo em vista o funcionamento e seus componentes, uma caldeira tem seus riscos potencializados, principalmente o de explosão, pela corrosão interna ou externa dos vasos ou recipientes da caldeira, levando a um enfraquecimento estrutural. Mas não apenas isso, a qualidade da água também pode aumentar esse risco, dado que uma água com alta concentração de sais pode aquecer de maneira mais acentuada e mais rápido com relação ao tempo.
No entanto, os riscos podem ser potencializados até mesmo antes do uso, na etapa de fabricação de uma caldeira. Por exemplo, a escolha equivocada dos metais da caldeira, como uma escolha de aço inadequado, ou prolongamento excessivo dos vasos de pressão, operação em marcha forçada e outros.
Saiba mais sobre em: Como identificar falhas em vasos de pressão e caldeiras?
Fator Júnior, alguém entende do assunto
Para evitar esse tipo de ocorrido, que pode levar à danos irreparáveis com a vida de seus funcionários e a estrutura de sua indústria, conte com a Fator Júnior! Possuindo mais de 9 anos de experiência com adequações de segurança, a Fator Júnior pode solucionar sua demanda para mitigar riscos de explosão. Entre em contato conosco e permita que a Fator Júnior seja não apenas sua guardiã, como também guardiã de seus empregados e sua indústria.