Como funciona uma empresa júnior como a Fator Júnior?
A organização denominada de empresa júnior faz parte de um movimento internacional que teve início na década de 60 na Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais na França, onde logo após a formação da primeira empresa júnior do mundo (Junior Essec Conseli), o Movimento de Empresas Juniores (MEJ) foi estabelecido no Brasil e hoje é regulamentado por lei própria, a Lei Nº 13.267.
Seu propósito
Por ser uma empresa gerida por estudantes de universidades e faculdades, o propósito de uma empresa júnior é atuar como um complemento à formação do estudante, de modo a trazer um determinado grau de vivência empresarial para dentro dos campus universitários. Como metáfora, uma empresa júnior atua de uma forma análoga a de um hospital universitário para o estudante de medicina. Trazer o conhecimento formal de um curso de graduação (como a engenharia) para um ambiente que seja possível a contribuição com a sociedade como um todo.
No entanto, empresas juniores se diferenciam de maneira bastante óbvia com os hospitais universitários, a geração de lucro. Enquanto hospitais universitários atuam no âmbito de aplicação dos conhecimentos na prática hospitalar e a contribuição social direta, uma empresa júnior (dependendo de seu serviço oferecido) oferece a capacidade de auxiliar no desenvolvimento econômico de uma região, a geração de lucro pelos serviços oferecidos e a captação de seus membros associados para as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho.
Mas muito se engana quando se pensa que a empresa júnior possui uma distribuição desses lucros entre seus membros. A relação estabelecida com as empresas juniores e seus ditos funcionários é de voluntariado. Logo, todo o faturamento de uma empresa júnior atua no sentido de reinvestir em seus membros, seja pela compra de cursos, presença em palestras, eventos e afins.
Mas e Fator Júnior?
A Fator Júnior oferece serviços no ramo de engenharia mecânica, mecânica aeronáutica, materiais e energia, com intuito de oferecer serviços com relação a adequações de segurança, novos produtos, maquinários, análises estruturais, análises de materiais e outros. Dessa forma, a Fator Júnior atua como uma empresa júnior focada em auxiliar o desenvolvimento econômico e industrial da região de seu polo estudantil, o Sul de Minas Gerais, onde é localizado a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), “berço” da Fator Júnior.
Acesse também: Fator Júnior e a vanguarda no mercado júnior de mecânica
No momento da publicação deste conteúdo, a Fator Júnior conta com a participação de 35 membros, graduandos dos cursos de engenharia de produção a engenharia mecânica, separados em três setores detalhados abaixo:
- Setor de vice-presidência: Encarregado de atividades administrativas da empresa, como financeiro e gestão de pessoas.
- Setor comercial: Distribuído em setor de vendas e comunicação, se encarrega da captação de novos clientes.
- Setor de projetos: Com responsabilidade do desenvolvimento das demandas recebidas pelo time comercial.
Benefícios de contratar uma empresa júnior, bem como a Fator Júnior
Por mais que empresas juniores não sejam tão bem estabelecidas no mercado como as convencionais, o ramo júnior possui algumas vantagens com relação ao mercado convencional. A maioria destas está pautada na segurança de estar sediada em ambiente estudantil (podendo contar com a estrutura da faculdade ou universidade para o desenvolvimento de demandas) e nos preços extremamente competitivos com relação a diferentes nichos de mercado.
Nesse sentido, a Fator Júnior também se vale dessas vantagens e outras mais para você e sua demanda. Situada em uma universidade federal de renome nacional (a UNIFEI), conta com o apoio dos melhores acadêmicos disponíveis em suas áreas de pesquisa, além de aparatos técnicos de ponta, utilizado nas melhores indústrias nacionais e internacionais, tudo isso a um preço extremamente justo e competente. Conheça mais sobre nossa trajetória e entre em contato conosco para fazermos parte da sua jornada rumo ao sucesso!