UNIFEI : O berço da engenharia
A UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) foi fundada em 1913 por Theodomiro Carneiro Santiago, em um âmbito pessoal de estabelecer novos parâmetros de tecnologia em engenharia no Brasil e na América Latina, especificamente nos campos de maior inovação até então, a eletricidade e mecânica. Reconhecida federalmente em 1917, justo ano em que a primeira turma foi formada, o Instituto Eletromecânico de Itajubá, como era conhecido na época, foi um marco para a história da engenharia brasileira e latina.
O fundador até então havia apreciado, de maneira veemente, duras críticas à seu modo de formulação da estrutura acadêmica do até então instituto. Seu pensamento fundamental se constituía em uma máxima propagada por ele mesmo “Revelemo-nos mais por atos do que palavras”. Ou seja, que o ensino seja pautado pelas práticas em sala de aula, escoradas na teoria, não apenas uma base teórica sem fundamento material.
Sua fundamentação ideológica propiciou um conflito curioso no dia de seu reconhecimento federal, que contava com a presença de figuras ilustres do poder público, como o atual Presidente da República, Hermes da Fonseca e seu Vice, Wenceslau Braz. Enquanto discursava, enfrentou um duro debate com o então engenheiro e senador Paulo de Frontin, que teceu duras críticas ao seu modelo de ensino mais prático e menos teórico. No entanto, com uma defesa forte de seus ideais, Theodomiro Santiago ainda sim ergueu as bases de uma estrutura que viria a se tornar 7º melhor Universidade do estado de Minas Gerais e a 48º de todo o país, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF).
UNIFEI, um polo de inovação
Tendo sido a primeira Universidade da América Latina a contar com um laboratório termo hidroelétrico na primeira metade do século XX, a UNIFEI segue na vanguarda da inovação nos campos de engenharia, tendo cursos que abarcam os campos da aeronáutica à ciências naturais. Sendo uma de suas conquistas mais recentes, a instalação do único centro de pesquisa em exploração de petróleo no mundo, o CTPB (Centro Tecnológico para o Pré-Sal Brasileiro), sendo influenciado fortemente pelo corpo docente da UNIFEI. Além disso, em 2013, foi dotada do prêmio Sparks Award Brasil, da Microsoft, que prestigiou a Universidade como a melhor no ensino empreendedor em âmbito nacional.
UNIFEI e Fator Júnior
No entanto, como isso se conecta com uma empresa Jr, especificamente a Fator Jr? A resposta é simples, infraestrutura acadêmica e técnica federal de qualidade. A Fator Jr só foi capaz de desenvolver seus projetos de extrema qualidade e baixo custo por estar justamente instalada no berço da engenharia e da inovação. De modo que todos os benefícios de estarem em uma Universidade desse renome e história são passados aos projetos que chegam até você! Sejam eles, adequação de NR-12, novo produto e afins
Por exemplo, a Fator Júnior foi encarregada do desenvolvimento de um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) para o governo do recém criado Sudão do Sul, projeto que só foi possível por intermédio do corpo docente da UNIFEI com as autoridades sudanesas. Ou seja, mesmo que independente, ainda usufrui de todos os benefícios de se encontrar em um dos berços da engenharia no Brasil.
Acesse também: Inovação em Novos produtos
Ou seja, permita que a Fator Júnior participe não apenas da história associada somente à UNIFEI, mas também permita que possamos participar da sua história, de seu negócio e de suas ideias a serem retiradas do papel. Verifique nossa carta de serviço e veja nossos serviços disponíveis e identifique aquilo que podemos te ajudar!